CHAMADA DE TRABALHOS: SIMPOI 2018 - OPERAÇÕES E A ECONOMIA CIRCULAR

XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018
 

“OPERAÇÕES E A ECONOMIA CIRCULAR”

 A armadilha do luxo: “A busca da humanidade por uma vida mais fácil desencadeou forças imensas de mudança que transformaram o mundo de uma maneira que ninguém havia imaginado ou desejado” – Sapiens – Uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari

Há 70 mil anos atrás a população mundial de humanos era aproximadamente igual à atual população da Grande São Paulo (Brasil). Ao longo de sua vida, esses humanos possuíam cerca de meia dúzia de objetos, todos eles muito simples e muito próximos dos materiais naturais que os compunham, tais como pedaços de madeira e lascas de pedras. Sua fabricação e uso não geravam problemas de deterioração ou degradação do meio ambiente.

Hoje, os objetos que usamos são extremamente mais complexos, compostos por materiais e partes originárias dos quatro cantos do planeta, o que torna muito mais difícil de faze-los retornar ao estado inicial em que se encontravam na natureza. Nos últimos 50 anos nós destruímos 60% dos ecossistemas terrestres; na ECONOMIA CIRCULAR, os recursos que extraímos e utilizamos são mantidos em circulação e reaproveitados em cadeias integradas e circulares (“cradle to cradle”).

O SIMPOI 2018 encoraja a apresentação de trabalhos que abordem os diversos aspectos desta operação, considerando temas que envolvam o enfoque sistêmico, a utilização reciclável, renovável e segura de materiais, projeto de produtos mais simples e eficazes, fáceis de se desmontar, durando mais e podendo ser reutilizados em parte ou no todo, processos que consumam menos recursos, evitando desperdícios (“lean production”) e planejando os fluxos circulares de retorno. Sua abrangência vai além da integração da cadeia de suprimentos e engloba a cadeia de retorno e reprocessamento, com aproveitamento dos próprios produtos remanufaturados, eventualmente em outras indústrias ou produtos e opções de reutilização em uma segunda ou terceira vida.

Os modelos de negócio que suportam a efetiva circulação, substituindo o conceito de “posse” por uso compartilhado (uso eficiente de ativos), pagamento somente pela utilização, aluguel, empréstimo ou trocas, fazem parte da gama de temas que podem ser explorados. Inserem-se aí novos modelos de prestação de serviços ou GIG Economy, nos quais o vínculo empregatício e a entrega de valor acontecem em janela de tempo determinada, assemelhando-se mais a um projeto do que a uma operação contínua. Projetos e soluções inovadoras, para garantir maior longevidade dos produtos e serviços, sua remanufatura e processos de logística reversa, reciclagem, revenda e reaproveitamento de partes e de materiais também são vistos como temas prioritários.

Além deles, o SIMPOI está aberto a todos os demais temas das Áreas de Produção, Operações, Logística, Projetos, Inovação e Empreendedorismo.

Aguardamos sua colaboração e participação.
A Comissão 

DATAS IMPORTANTES

"Deadline" para envio de trabalhos (no máximo 16 páginas incluindo ilustrações, bibliografias e notas de final de texto)

05 de março de 2018 16h
(horário oficial de Brasília)

Abertura do sistema de inscrições antecipadas "online"

28 de abril de 2018

Publicação do resultado das avaliações dos trabalhos

21 de maio de 2018

Encerramento das inscrições antecipadas "online" para APRESENTADORES de trabalhos (para que os trabalhos entrem na programação do evento pelo menos um dos autores deverá estar inscrito)

08 de junho de 2018

Publicação da programação na Internet

23 de julho de 2018

Encerramento das inscrições antecipadas "online" para os demais participantes no SIMPOI

04 de agosto de 2018

Encerramento das inscrições para os Seminários Temáticos

11 de agosto de 2018

Credenciamento e realização do evento

27 e 28 de agosto de 2018

 

Organização

Diretoria FGV EAESP
Luiz Artur Ledur Brito – Diretor
Tales Andreassi – Vice-Diretor Acadêmico

Comissão Organizadora
Ely Laureano Paiva (FGV EAESP) – Coordenador Geral
Susana Pereira (FGV EAESP) – Coordenadora da Comissão Científica
Luiz Carlos Di Sério (FGV EAESP)
Orlando Cattini Jr (FGV/EAESP)

Comissão Emérita
Marcos A. Vasconcellos (FGV EAESP)
José Carlos Barbieri (FGV EAESP)
João Mário Csillag (FGV EAESP)
Claude Machline (FGV EAESP)

Gerente Executiva
Gisele Gaia (FGV EAESP)

Staff Permanente 
Andréia Mualem (FGV EAESP)

Clique aqui e submeta seu artigo!